O enorme avanço das telecomunicações nas últimas décadas contribuiu para a ressignificação da palavra "distância". Hoje em dia, é muito comum saber ou até mesmo vivenciar situações em que os canais de envio e recebimento de mensagens ocupam tanto tempo em nossas vidas quanto as conversas "cara a cara". Este fenômeno da comunicação é fundamental para entendermos a importância dessas interfaces digitais, afinal, a cada dia caminhamos para ter mais possibilidades na palma da mão.
Em meio a tantas tecnologias a poucos cliques, alguns aplicativos conseguiram ter um maior destaque. Seja por sua fácil usabilidade, a grande presença em mercados importantes mundiais ou até mesmo por conta de algum hype específico da internet, os aplicativos de mensagem vieram para ficar e ganhar cada vez mais adeptos.
Para que você entenda a importância desses aplicativos, vamos contar um pouco mais sobre quais são os 3 canais de mensagem mais usados no mundo. Falaremos um pouco sobre cada um, com base no número de usuários ativos mensalmente, e explicaremos as funcionalidades que os tornaram hits nas lojas de app. Aproveite a leitura!
Fazendo alusão direta ao termo "what's up", (que, do inglês, pode ser traduzido como "E aí"), expressão comumente utilizada no início de conversas, o aplicativo WhatsApp atua como ponte entre duas ou mais pessoas através de um espaço virtual e surgiu como uma alternativa às mensagens SMS. Teve seu lançamento realizado em fevereiro de 2009 e, em apenas 5 anos, foi comprado pelo Facebook por 19 bilhões de dólares em 2014.
Um estudo divulgado pela Statista em janeiro de 2022 afirma que cerca de dois bilhões de usuários acessam o aplicativo mensalmente. O largo alcance do app tem provado constantemente sua capacidade de romper as barreiras comunicativas, o consagrando como o aplicativo mais popular à nível mundial. No Brasil, um estudo feito pelo Mobile Time estima que 99% dos celulares possuem o app instalado, reforçando sua importância também em território nacional.
Além de todas as praticidades voltadas para o usuário, a interface ainda oferece inúmeras ferramentas para ampliar a experiência durante uma simples conversa. Elementos gráficos (como stickers e gifs animados), chamadas instantâneas de voz e vídeo e muitos outros recursos que constantemente sofrem atualizações para melhoria da experiência são alguns exemplos. Em seu site, inclusive, essas constantes evoluções no canal são reforçadas com o propósito de diminuir as barreiras de comunicação de usuários de qualquer lugar do mundo.
Lançado em 2011, o WeChat é um aplicativo de origem chinesa que vem ganhando popularidade mundial nos últimos anos. Segundo os dados da Statista que mencionamos acima, seu uso alcançou pouco mais de 1,2 bilhão de pessoas em janeiro de 2022.
Seu desempenho permite, além de todos os recursos presentes em uma interface de mensagem convencional, integração a inúmeros serviços digitais, sendo o primeiro canal do tipo a alcançar o feito. Entre as possibilidades que o canal oferece estão jogar pelo celular, fazer compras e pagamentos, reservar hotéis e até usar o transporte público, tudo sem sair do aplicativo.
Por não estar presente no dia a dia brasileiro, o expressivo número de usuários pode levantar inúmeros questionamentos acerca de seu funcionamento. O que acontece é que a força do app se deve justamente à sua origem: mesmo tendo alcance do público limitado em algumas regiões, sua concentração está em países asiáticos (como China e Índia), que se destacam pelos territórios altamente populosos. Mas também dá para usar WeChat no Brasil, se bateu a curiosidade de como o app funciona.
Possuindo vínculo direto com a rede social mais utilizada no mundo, o Messenger é uma extensão do Facebook, cujo principal objetivo é promover a comunicação entre os perfis cadastrados na rede (mas também pode ser usado por pessoas que não possuem uma conta ativa no Facebook). Teve suas operações iniciadas em 9 de agosto de 2011, mas não foi o primeiro canal de bate-papo do Facebook - quem chegou lá nos primórdios da rede vai se lembrar do Facebook Chat.
Devido às inúmeras atualizações, o que era exclusivamente destinado ao bate-papo de seus usuários passou a ser considerado uma ferramenta robusta com inúmeras integrações e funcionalidades. Chamadas de áudio e vídeo foram implementadas, jogos e muitos outros recursos chegaram para expandir o divertimento dos usuários durante uma simples troca de mensagens.
Em janeiro de 2022, o aplicativo contava com cerca de 988 milhões de usuários mensais, assumindo a terceira posição no ranking mundial. Segundo dados do próprio Facebook, essas pessoas trocam 17 bilhões de fotos e 400 milhões fazem chamadas de vídeo ou voz mensalmente.
Embora o destaque do texto sejam os 3 principais aplicativos mais utilizados no mundo, o notório crescimento do Telegram no último ano não pode ficar de fora da lista.
De acordo com pesquisa divulgada pelo Mobile Time em fevereiro de 2022 sobre mensageria, o canal atingiu o crescimento de 15% no último ano e já está em 6 de cada 10 smartphones no Brasil, o que expressa um aumento significativo para o cenário das telecomunicações.
O app, lançado em 2013, atualmente possui todos os aparatos tradicionais de um canal de mensagem (texto, voz, imagem e outros). Todavia, a ferramenta conta com diversas integrações e funcionalidades dentro da própria interface, como canais de transmissão para divulgação de notícias, player embutido para consumo de conteúdos multimídia e até mesmo a capacidade interna de gestão para múltiplas contas.
Nos quatro canais acima mencionados, é possível perceber que uma simples conversa no ambiente digital pode ganhar um novo significado quando ferramentas interativas são disponibilizadas. Seja texto, imagem, áudio ou qualquer outro artifício, a partir do momento em que o usuário ganha novas possibilidades facilitadoras de se comunicar, ele as usa. Isso tem chamado cada vez mais atenção não só do público usuário, mas também de marcas.
Neste ritmo acelerado da comunicação, é preciso oferecer praticidade, rapidez e instantaneidade. Por isso, é importante para as empresas contarem com automações nesses canais, por meio de integrações com robôs de conversa ou plataformas para múltiplos agentes fazerem atendimento. Através de ferramentas tecnológicas, é possível garantir maior retorno para os usuários com máxima otimização de tempo, gerenciando conversas em diferentes canais centralizadas em um mesmo lugar, reunindo o máximo de informações sobre os usuários e, o melhor, de forma automatizada.
Já ouviu falar sobre a possibilidade de aumentar o desempenho de vendas ou otimizar todos os serviços de atendimento ao cliente em sua empresa através desses canais de mensagem? Aqui na Botmaker, ajudamos você a entender as necessidades do seu mercado e fornecemos o apoio necessário para estruturar os canais de comunicação do seu negócio segundo as demandas que você tem hoje. Temos conexão nativa pela nossa plataforma com mais de 20 canais de texto e voz, entre eles o WhatsApp, o Facebook Messenger e o Telegram. Saiba mais sobre os nossos serviços.