>
>
Assistentes virtuais e linguagem natural: como implementar?

Assistentes virtuais e linguagem natural: como implementar?

Carlos Sanchez

Jornalista

Com os avanços da tecnologia, promovidos pela transformação digital, é possível tirar dúvidas e receber um atendimento de qualidade apenas ao falar com um sistema. Às vezes, o programa responde com tanta proximidade, que é praticamente imperceptível que se trata de uma ferramenta digital automatizada. Esse é um resultado da aplicação, em conjunto, de assistente virtual e linguagem natural.

A personalização do atendimento ao público interno e externo é um ponto importante para colocar uma empresa em destaque no mercado. A boa notícia é que, com um planejamento estratégico e o uso de soluções inteligentes, fica cada vez mais possível realizar essas melhorias nos canais de comunicação.

Neste artigo, vamos apresentar mais detalhes sobre o uso de uma assistente virtual com linguagem natural nas empresas e quais são suas vantagens.

O que são as assistentes virtuais?

Simples comandos de voz ou de texto são capazes de ativar sistemas inteligentes, programados para gerar respostas automáticas e adequadas ao tipo de solicitação. Essas são as assistentes virtuais.

Esse tipo de tecnologia está presente no dia a dia da sociedade, mesmo que muitas pessoas não saibam. No próprio smartphone de quem usa sistema Android, por exemplo, com apenas um clique, é possível perguntar à Google Assistant qual é a temperatura ambiente.

Às vezes, nem é necessário pressionar um botão. Basta dizer “Alexa” e gerar um comando que o sistema responde. Neste caso, falamos dos dispositivos Echo, mais um exemplo de assistentes virtuais, mas produzidos pela Amazon.

Como funciona a automatização de mensagens?

A automatização das mensagens pode ser aplicada em diversos ambientes digitais, com o uso de textos ou áudios. Tudo isso ocorre com a adoção de uma das tecnologias em alta que mais revolucionaram a sociedade: a Inteligência Artificial (IA), um conjunto de algoritmos que visam simular a cognição humana para aprender padrões.

As assistentes virtuais contam com sistemas de reconhecimento da fala ou de padrões de escrita. Por meio disso, conseguem interpretar comandos e gerar respostas programadas de maneira automática.

Assim, é possível personalizar o atendimento ao público, criar soluções práticas para o dia a dia de pessoas e de empresas, além de melhorar a interação entre humanos e máquinas.

O que é o Processamento de Linguagem Natural (NLP)?

Da Inteligência Artificial, surgiram várias outras tecnologias que fizeram a diferença no desenvolvimento tecnológico. Esse é o caso do Machine Learning, também conhecido como Aprendizado de Máquina.

Por meio dele, é possível continuar o processo de aprendizado da Inteligência Artificial. Dessa maneira, gera resultados ainda mais inteligentes e eficientes, incrementando a automatização.

A partir dessas tecnologias, foi possível criar o Processamento de Linguagem Natural, do inglês Natural Language Processing (NLP). Essa solução consegue aprender os padrões da linguagem humana e adaptar as respostas para os comandos menos específicos e que não foram pré-definidos, por meio de repetição.

Por exemplo, se uma pessoa pergunta à Google Assistant “Quantos graus está na cidade de São Paulo?”, o sistema consegue compreender que a questão, na verdade, é “Qual a temperatura atual na cidade de São Paulo?” e responder adequadamente.

Para que serve o NLP?

O NLP é útil não apenas para compreender os comandos, como também pode ser utilizado para tornar a linguagem utilizada nas respostas mais próxima do que falamos no dia a dia.

Por conta disso, sua aplicação é bastante versátil. No geral, o uso do Processamento de Linguagem Natural é bastante útil para as empresas na:

  • personalização do atendimento;
  • aproximação do público;
  • otimização das estratégias de marketing;
  • redução de custos.

Como usar uma assistente virtual e aplicar a linguagem natural nas empresas?

Tendo em vista a versatilidade do uso das ferramentas de assistente virtual e linguagem natural juntas, nada melhor do que conhecer algumas estratégias para aplicá-las com sucesso nas empresas.

A seguir, confira algumas dicas que fazem a diferença na hora de planejar essa implementação:

Conhecer seu público

Saber qual é o perfil do público que você deseja alcançar é um passo muito importante para a área de Marketing e de Vendas. Afinal, permite alinhar as estratégias da empresa com as preferências dos clientes ideais.

No entanto, traçar o perfil do público nem sempre é uma tarefa simples. Isso envolve bastante pesquisa de mercado, entrevistas e formulários para conhecer o que os seus consumidores gostam ou não.

A partir do momento em que o seu negócio reunir informações suficientes sobre o perfil do público-alvo, tal como as preferências de comunicação, é possível estruturar a linguagem adequada para se comunicar com os clientes.

Na prática, significa definir palavras-chave, expressões do cotidiano e os termos adequados para convencer o consumidor de que a sua empresa tem o que ele precisa para fazer negócio ou se fidelizar. 

Definir o tom de voz da marca

O tom de voz dos canais de comunicação também é outro fator determinante e que precisa estar alinhado ao público-alvo. Por meio dele, você pode criar a sensação de proximidade que deseja com os clientes.

Além disso, é preciso levar em consideração que o tom de voz expressa bastante a identidade da empresa. Por esse motivo, antes de defini-lo, é fundamental ter um plano que reúne as principais características do negócio e como deseja que ele seja visto no mercado.

Com esse planejamento, é possível construir a identidade visual e as estratégias de linguagem que marcam a personalidade da empresa. Aqui entra também a logo e, até mesmo, o lema da marca ou o uso de emojis nas mensagens. Dessa maneira, ao entrarem em contato com o negócio por qualquer canal, os clientes podem reconhecê-lo facilmente.

Integrar canais de comunicação

Para reforçar a identidade da empresa no mercado, vale a pena aproveitar os recursos de assistente virtual e linguagem natural para integrar o atendimento nos canais de comunicação. Isso significa que o seu negócio vai se apresentar da mesma maneira, independentemente do espaço que o cliente escolher para entrar em contato.

Esse tipo de integração ajuda também na comunicação interna. Da mesma forma que clientes, os colaboradores saberão o tipo de atendimento que devem esperar e oferecer nos canais da empresa, garantindo uma boa troca de informações e a melhoria no relacionamento.

Investir em boas soluções 

Para garantir a boa aplicação de inovações tecnológicas, é fundamental ter acesso a soluções de qualidade. Um sistema bem construído e que conta com manutenções periódicas vai garantir que a empresa tenha o que precisa para seguir o plano de negócios.

Por esse motivo, vale a pena investir em soluções realmente inovadoras e de qualidade. Antes de fazer a contratação, certifique-se de que tirou todas as dúvidas sobre o funcionamento do sistema e de suas ferramentas e de que a empresa oferece serviços de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Além disso, sempre que possível, solicite uma demonstração do uso das soluções. Com isso, você pode observar se elas realmente entregam o que você busca e se é possível aplicá-las em diferentes canais da empresa, como redes sociais, WhatsApp, site, entre outros.

Como visto, a relação entre assistente virtual e linguagem natural é bastante útil para uma empresa, principalmente no atendimento ao cliente. Por esse motivo, apostar em soluções eficientes e de qualidade pode ser o diferencial que você buscava para automatizar a comunicação da empresa.

Gostou da ideia? Então, aproveite a visita e saiba mais sobre as funções da plataforma de chatbots da Botmaker! Além de integrações nativas com mais de 20 canais de texto e voz, nossa ferramenta oferece um motor de inteligência artificial próprio, com base em Machine Learning e interpretação de linguagem natural, passos essenciais para a evolução constante da sua comunicação.

Artigos relacionados

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS ANTES DE TODO MUNDO

Assine a newsletter

Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário