>
>
5 dicas para utilização de emojis em conversas

5 dicas para utilização de emojis em conversas

Carlos Sanchez

Jornalista

Com a popularização das redes sociais e aplicativos de conversas, as pessoas foram aprimorando os seus modos de se comunicar. Nesse sentido, o uso de emojis tem sido bastante útil, uma vez que, em um bate-papo via texto, eles funcionam como complemento de uma mensagem. Uma carinha triste ou brava pode ilustrar o sentimento ou pensamento de alguém, por exemplo.

A habilidade de expressar emoções e sentimentos, mesmo em mensagens automatizadas, transforma a relação com os usuários para algo mais próximo de suas realidades e deixa a interação mais humana e até emocional. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o uso de emojis em conversas e daremos algumas dicas de como utilizá-los em diferentes canais.

utilizacao-emojis-conversas


1. Emojis em mídias sociais

As redes sociais são um lugar propício para a utilização de emojis. Isso porque elas constituem um canal de comunicação mais descontraído e as carinhas podem ser utilizadas até para aumentar o engajamento da sua página.

utilizacao-emojis-conversas

Ou seja, você pode criar um post no Instagram, por exemplo, e pedir para os seus seguidores responderem a alguma enquete ou reagirem à publicação com os emojis. Esse incentivo e interação farão os algoritmos entenderem que seu conteúdo é relevante. Vale um lembrete aqui: quando o assunto é mais sério, o ideal é evitar o uso de emojis.


2. Emojis na publicidade

A publicidade tem se adaptado, cada vez mais, às novidades propiciadas pelo avanço tecnológico. Nesse sentido, as agências já perceberam que, para chegar mais próximas dos mais de 4,95 bilhões de usuários da internet, precisam criar um modo de se comunicar comum a esse público.

utilizacao-emojis-conversas

Então, a utilização de emojis em peças publicitárias, como anúncios, podem exprimir que as empresas estão atentas às novas formas de interação. Contudo, é preciso ter cautela. Lembre-se que a mensagem da marca é mais importante e os emojis devem sempre estar de acordo à imagem que a empresa deseja passar. Uma dica importante para quem quer usar emojis nos botões de call-to-action, por exemplo, é não colocar emojis antes do texto, mas sim depois 😉


3. Emojis em e-mails

É interessante que os e-mails de marketing sejam personalizados ao receptor da mensagem. Nesse caso, os emojis devem ser utilizados de forma moderada, quando a sua marca tiver certeza de que o público reagirá positivamente.

utilizacao-emojis-conversas

Caso seja a primeira comunicação entre a sua empresa e o cliente, melhor evitar, pois o destinatário pode não estar familiarizado com a marca e rejeitar essa forma de expressão. O mesmo vale para emojis no campo de assunto do e-mail. Use-os somente quando necessário e faça testes com a mesma amostra de usuários para entender como os e-mails performam quando tem emojis em posições diferentes do conteúdo (assunto, saudação, texto, botão, etc).


4. Utilização moderada

Não podemos esquecer que essa linguagem deve ser usada com moderação, do modo mais natural possível, sem forçar uma aproximação com o usuário. Então, caso perceba que a imagem não é útil para a mensagem, dispense-a.

utilizacao-emojis-conversas

Alguns especialistas em marketing digital afirmam que o indicado é não inserir mais de 4 emojis em uma mensagem para não correr o risco de poluir o texto e comprometer a interpretação.

No caso de leitores de tela para acessibilidade, por exemplo, se os emojis estão espalhados ao longo do texto, cada um deles é lido como parte da mensagem. Se você utilizar dois emojis em sequência, haverá repetição na leitura da tela e pode atrapalhar a interpretação do usuário.


5. O significado importa

Antes de utilizarmos qualquer emoji em uma conversa, devemos estar atentos ao significado de cada um deles, pois, se inserirmos de modo equivocado, podemos gerar danos à empresa e/ou à interpretação do sentido da mensagem. Então evite as carinhas mais descontraídas ou algum outro desenho que possa gerar ambiguidade. A dica principal é sempre usar emojis que são amplamente conhecidos pelos usuários e que não exijam uma interpretação complexa.

utilizacao-emojis-conversas

O uso de emojis em uma conversa pela internet pode ajudar a reduzir as falhas de comunicação entre as pessoas. Além disso, essa prática pode fazer com que o público se sinta um pouco mais próximo da marca e passe a interagir mais com ela, aumentando o engajamento em todos os canais de mensagem que a marca esteja presente.

Na Botmaker, oferecemos conexões com mais de 20 canais de texto e voz para automatizar suas interações de vendas, atendimento ao cliente, comunicação interna, help desk e muito mais. Construa conversas de valor e próximas à comunicação de seus usuários com a gente! Fale com nosso time de especialistas para saber mais.

Artigos relacionados

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS ANTES DE TODO MUNDO

Assine a newsletter

Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário