>
>
5 principais ações para automatizar no WhatsApp da sua empresa

5 principais ações para automatizar no WhatsApp da sua empresa

Carlos Sanchez

Jornalista

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado hoje para o relacionamento com os clientes. Ele possibilita a redução significativa do tempo de atendimento e a automação das etapas de comunicação para as empresas e ainda por cima é um canal que os usuários já estão familiarizados por conta de seu uso pessoal.

Uma pesquisa da Cedro Technologies destaca que 89% do público já deixou de fazer compras com empresas que oferecem uma má experiência em atendimento. Além de agilidade e respostas às suas dúvidas, os clientes também buscam por qualidade e satisfação. Nesse sentido, uma boa automatização dos processos é essencial.

Abaixo, listamos quais são as 5 principais ações que você pode automatizar no WhatsApp do seu negócio para melhorar a experiência de seus clientes. Boa leitura!

1. Autoatendimento

O autoatendimento é uma boa estratégia para atender prontamente aos consumidores quando apresentam dúvidas ou precisam se comunicar com a empresa. Em boa parte dos negócios, o atendimento só está disponível em horário comercial e deixar o cliente esperando por um retorno, que pode levar até dias, não é uma boa ideia.

Uma boa solução é criar um autoatendimento via chatbot para responder às principais perguntas e resolver questões recorrentes dos usuários em tempo real. É uma forma também da marca economizar em equipes de atendimento, respondendo às dúvidas simples instantaneamente e encaminhando apenas os casos mais complexos para atendentes humanos.

2. Integração com outros sistemas

Outra possibilidade é integrar o atendimento de WhatsApp com outros sistemas que você tem na sua empresa. Com isso, os clientes conseguem ter acesso a diversos serviços sem precisar falar com um atendente. Um bom exemplo é a solicitação de notas fiscais ou comprovantes de pagamento, que podem ser enviados de forma automatizada apenas com integrações à base de dados.

Sem esse tipo de serviço, a empresa pode precisar ter muito mais trabalho ao selecionar um agente de atendimento para procurar o arquivo e enviar para o cliente. Esse é só um exemplo do que pode ser feito, mas existem inúmeras formas de integrar o robô de conversas com outros sistemas.

3. Triagem de clientes

Caso a sua empresa trate de assuntos diferentes no WhatsApp, uma boa ideia é fazer a triagem de clientes para atender e derivar a conversa de acordo com o que é solicitado. O chatbot consegue, por exemplo, filtrar e distribuir o atendimento para as filas corretas para auxiliar na redução do tempo de resposta.

Com isso, é possível otimizar tanto a experiência do consumidor quanto o tempo dos atendentes. Assim, o atendimento se torna mais ágil e o nível de satisfação tende a aumentar de forma significativa, uma vez que boa parte das questões podem ser resolvidas rapidamente.

4. Qualificação de leads

Um chatbot no WhatsApp também possibilita direcionar e distribuir as conversas para os atendentes certos, de forma a otimizar as operações da marca. Assim, quando um lead solicitar o contato, é possível identificar o que ele deseja por meio de um leque de opções de direcionamento, que entende o tipo de atendimento que o usuário precisa.

O bot pode criar perguntas estratégicas e criar caminhos eficientes de autoatendimento, coletando todas as informações necessárias que podem facilitar o atendimento humano. Desta forma, os atendentes terão acesso somente a conversas em momentos mais estratégicos, com dados previamente coletados e qualificação feita de acordo com os filtros aplicados nas respostas fornecidas.

5. Informações de cadastro

As informações de cadastro, como nome, e-mail, endereço e dados pessoais dos clientes podem ser facilmente coletadas com o suporte da automação. Também é possível enviar ou atualizar as informações e integrá-las a outros sistemas da empresa, como um serviço de geolocalização para o caso de diversas unidades.

Isso vai evitar que os atendentes tenham que fazer esse tipo de tarefa repetitivamente e terão mais tempo para soluções estratégicas do negócio. O trabalho em fazer as mesmas perguntas em todo atendimento, igualmente, pode ser reduzido de forma significativa com essa funcionalidade.

Contar com um chatbot no WhatsApp é fundamental para melhorar a experiência do usuário durante um atendimento. A ferramenta de automação permite maior personalização e redução de tempo em diversos processos e, por isso, representa um recurso extremamente necessário e valioso para empresas de qualquer segmento.

Aproveite a visita e conheça os serviços e soluções da Botmaker para o WhatsApp Business Platform!

Artigos relacionados

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS ANTES DE TODO MUNDO

Assine a newsletter

Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário