A tecnologia baseada em inteligência artificial está em constante evolução. Com o aprendizado recorrente dos sistemas e novas ferramentas sendo criadas todos os dias, é inevitável enxergar a transformação digital e o impacto que ela causa na forma como trabalhamos, estudamos, nos comunicamos e vivemos.
Entre alguns exemplos de novas aplicações que surgiram nos últimos anos, podemos mencionar o reconhecimento facial, a tradução de frases ou artigos inteiros em qualquer idioma, os serviços de streaming, as assistentes de voz e os chatbots. O que todos esses sistemas diferentes têm em comum pode ser resumido em uma simples frase: análise e interpretação de dados.
Para o caso específico dos chatbots, a inteligência artificial trabalha com a interpretação da intenção das mensagens enviadas pelos usuários e fornece uma resposta apropriada para solucionar a dúvida ou o problema. Segundo um estudo elaborado pela Tidio sobre o futuro dos chatbots, mais de 1,5 bilhão de pessoas estão usando os robôs de conversa e, ao longo de 2023, a expectativa é que o mercado cresça mais de US$ 200 milhões.
O progresso do setor está tão avançado que o nível de aprendizado dos sistemas inteligentes já é capaz, por exemplo, de realizar tarefas repetitivas do dia a dia somente com base na interpretação de dados. É neste cenário que surge a mais nova tecnologia de interpretação de linguagem natural - o ChatGPT.
Desenvolvido e treinado pela empresa OpenAI, o ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial generativa de texto que processa a linguagem natural e responde a milhares de possibilidades de perguntas que seus usuários podem fazer em diversos idiomas, como inglês, português e espanhol. Sua sigla representa o termo "Chat Generative Pretrained Transformer", que significa que ele foi treinado não só para interpretar a linguagem humana, mas também para gerar conteúdos mais naturais.
A base de dados usada pelo ChatGPT se chama Corpus e conta com bilhões de palavras vindas de diversas fontes diferentes disponíveis na internet, como artigos, redes sociais e sites. Com todo esse conhecimento, a tecnologia prevê quais podem ser as próximas palavras em sequência de acordo com o contexto das palavras anteriores e isso vale tanto para as interações enviadas pelos usuários como também para os textos criados por ela.
O ChatGPT é baseado em redes neurais artificiais com uma arquitetura capaz de analisar e gerar grandes quantidades de texto, aprendendo padrões, contexto e tom de voz a cada interação. Utilizando toda a base disponível, o sistema compreende as necessidades do usuário e define um conjunto menor e específico de dados relacionados ao tema. É esse ajuste fino às informações que permite uma adaptação melhor para as tarefas solicitadas e maior qualidade nas respostas.
A inteligência artificial tem um enorme potencial de otimizar processos dentro das empresas com a automação de tarefas recorrentes e operacionais. Vale reforçar que a tecnologia não substitui a necessidade de profissionais especializados para garantirem o melhor uso das informações coletadas pela tecnologia e avaliarem o que cabe ou não para cada empresa.
Listamos a seguir algumas possibilidades que podem ajudar empresas de diversos portes:
Essa é uma das principais utilidades do ChatGPT para quem cria conteúdos em formato de texto. A ferramenta pode servir como uma fonte de informação para a busca de dados, sugerir ideias para temas a serem abordados e até resumir artigos grandes com material relevante para o que será produzido. Ele funciona como um assistente para quem trabalha com a elaboração de textos escritos, otimizando tempo e incentivando o foco para a criatividade e a qualidade do conteúdo.
Apesar de não construir códigos de programação de forma independente, o ChatGPT pode ajudar desenvolvedores com a sugestão de linhas de código de acordo com as entradas de texto do usuário. Ele mostra possíveis correções e melhorias para o código que, consequentemente, acarretam em uma maior precisão e na diminuição de erros conforme a avaliação do programador.
O ChatGPT pode ajudar com a criação automática de tarefas para diferentes áreas de trabalho. Se você deseja que a inteligência prepare uma tarefa com diversos passos, objetivo, tempo de produção e até quais ferramentas usar, basta informar qual é a demanda que você tem e automaticamente será construída uma jornada com as etapas a serem completadas. Se sua empresa tiver uma integração com sistemas específicos de gerenciamento que já tenham a tecnologia instalada, ele também pode enviar notificações e lembretes, atribuir tarefas automaticamente e até atualizar sobre status de cada tarefa.
Se você precisa de uma avaliação dos dados específicos do setor que atua ou até buscar informações de mercado de forma mais ampla, o ChatGPT fornece tudo isso em tempo real e de forma centralizada. A ferramenta busca por dados históricos e disponibiliza os materiais com referências e insights sempre que for necessário. Ele também pode auxiliar em previsões e tendências específicas.
Você pode traduzir trechos específicos ou até artigos completos com o auxílio do ChatGPT. Para isso, basta colar o texto original na ferramenta e direcionar qual é o idioma para qual você deseja que uma nova versão seja criada. Ele vai avaliar o texto e compartilhar, em tempo real, tudo que for preciso traduzir. Se você considerar que uma tradução feita de forma automática por outros recursos não ficou adequada, é possível pedir para que ele revise e compartilhe sugestões para melhorias.
A grande curiosidade do público sobre o que o ChatGPT pode fazer também chamou a atenção de outras grandes empresas de tecnologia para se atualizarem e não ficarem para trás. Em janeiro de 2023, apenas dois meses após seu lançamento, os números de acesso mensal da ferramenta da OpenAI chegaram a 100 milhões de usuários, representando o maior crescimento de aplicativos de consumo da história.
Por isso, marcas como Google e Microsoft já começaram a fazer seus comunicados e lançamentos, mostrando que também estão investindo em inteligência artificial focada em conversas. Abaixo, contamos um pouco mais sobre essas novidades:
Desenvolvida pelo Google, a ferramenta conversacional ainda está em período de testes. Anunciada em fevereiro de 2023, a tecnologia usada tem destaque para o acesso a informações atualizadas na internet em tempo real, o que pode deixá-la mais confiável. O formato de como o Bard será incorporado aos resultados do Google ainda é incerto, mas, segundo a própria empresa, a tecnologia LaMDA (Language Model for Dialogue Applications, que significa Modelo de Linguagem para Aplicativos de Diálogo) já vem sendo usada para melhorar os resultados de busca há alguns anos.
O Bing, ferramenta de busca da Microsoft, também está passando por uma reformulação e implementando, de acordo com as palavras deles, "um assistente de pesquisa, planejador pessoal e parceiro criativo ao seu lado". O anúncio foi feito também em fevereiro de 2023 com o lançamento de uma nova versão com uma tecnologia similar à do ChatGPT, chamada de Modelo Prometheus. O novo Bing oferece respostas mais completas, um bate-papo para refinar a pesquisa e até recursos para criatividade, sempre mencionando as fontes. 48 horas após o anúncio da atualização, mais de um milhão de pessoas se inscreveram na lista de espera para fazer um test-drive na nova versão.
A Botmaker incorporou o ChatGPT nos processos de atendimento feitos por agentes humanos. A nova funcionalidade, chamada de Co-pilot, possibilita que os atendentes recebam sugestões de respostas para as mensagens enviadas pelos usuários, mesclando a tecnologia proprietária da Botmaker com a inteligência artificial da OpenAI. Os textos sugeridos são gerados de acordo com as interações recebidas e o histórico do bot, considerando os contextos das conversas.
Entre as principais vantagens de utilizar o recurso para atendimento humano estão o aumento de velocidade de resposta, a melhoria na eficiência das mensagens e a otimização do tempo dos atendentes. Com o ChatGPT gerando sugestões automáticas, o atendimento ganha respostas mais imediatas do que se o agente tivesse que digitar todo o texto, afinal, ele só precisará editar o texto se achar necessário. As mensagens sugeridas são atualizadas constantemente com base nas alterações feitas e no aprendizado contínuo da ferramenta.
Para conhecer mais sobre o que a Botmaker pode fazer pela sua empresa, automatizando processos e etapas de atendimento em mais de 20 canais de comunicação digitais, entre em contato com nosso time de especialistas.